O Centro do Yoga-Ás.Benfica participa anualmente na Comemoração do Dia Mundial do Yoga - Solsticio - Junho 21.
Largas centenas de pessoas participaram no passado Domingo – Junho, 27 numa Mega Aula no Estádio José Martins Vieira, em Almada, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Yoga, por uma pela Fraternidade Mundial. A iniciativa foi promovida pela Confederação Portuguesa do Yoga, FLY- Federação Lusa do Yoga e Associação Lusa do Yoga – ALYO com o forte apoio da Câmara Municipal de Almada.
Jorge Veiga e Castro, ou Jagat Guru Amrta Súryánanda, Grande Mestre do Yoga e Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, disse aos jornalistas que “este é um dia de grande importância para a humanidade, neste momento o primeiro problema da humanidade é a guerra e o derramamento de sangue. Todos nós adoramos a paz mas ela não existe. Precisamos de paz, estamos a propor paz. O Mundo está a gostar e está a aderir”, afirmou. Diversas Escolas do Yoga da Índia, Estados Unidos, Espanha, Itália, Holanda, Servia, e do Mundo começaram a juntar-se todos os anos a esta Grande Iniciativa comemorando também elas nos seus próprios países.
O Dia Mundial do Yoga assinala-se, desde 2001, a 21 de Junho, no solstício de verão, e comemora-se, caso não coincida com um domingo, no domingo seguinte. A iniciativa foi de Portugal, que “está novamente à frente de uma Grande Globalização, 500 anos depois dos Descobrimentos”.
“Propusemos às Nações Unidas e à UNESCO em 2001 a criação de um dia sem derramamento de sangue em todo o mundo. O primeiro Feriado Mundial, numa data comemorada por todos os povos”, acrescentou o Grande Mestre. Este Dia reúne o apoio dos principais partidos políticos Nacionais, os representantes das mais importantes religiões do Mundo, as Escolas mais conceituadas do Yoga de Portugal e do Planeta. Um projecto que devido aos seus nobres objectivos reúne em simultâneo os apoios de várias personalidades Nacionais e Internacionais de todos os quadrantes da sociedade.
Todos os anos, explicou: “este dia tem um tema inspirador porque o Yoga tem por detrás um conjunto de princípios muito importantes”. Este ano, a bandeira foi hasteada pela Fraternidade Mundial, “pela globalização justa”, porque “se não houver justiça a guerra não pára”.